Posted in ETC ZEN

Ho’oponopono: filosofia havaiana de cura

Ho’oponopono: filosofia havaiana de cura Posted on 11/04/2018Leave a comment

Olá, meu nome é Sathya. Aqui é onde compartilho um pouco sobre minhas paixões, ensinamentos e inspirações. Espero que gostem.

Compartilhar é lindo!

Ho’oponopono Huna é uma filosofia havaiana contra a mágoa traz efeito positivo pela repetição de frases curtas.

Trata-se de um prática havaiana utilizada pelos antigos sacerdotes, para resolver problemas na sociedade, com base em reconciliação, curas e perdão. É basicamente uma filosofia contra a mágoa e traz efeito positivo pela repetição de frases curtas. Esta técnica havaiana foi fundada por Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona (19 de maio de 1913 – 11 de fevereiro de 1992), que, ao estudar as tradições havaianas, acabou criando e atualizando as bases desses ensinamentos para os tempos modernos. Ela idealizou o Ho’oponopono de Identidade Própria, que, de forma distinta do Ho’oponopono Huna, nos traz uma proposta de trabalho a nível intrapessoal de autocura.

Em Havaiano, Ho’o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição, endireitar, arrumar, alterar, revisar, ajustar, corrigir, ordenar”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”. Por meio dessa prática que não requer aulas nem ensinamentos, é possível limpar a própria mente, deixando-a livre de memórias que nos prendem ao passado, impedindo uma vida mais leve.

A técnica havaiana meditativa promete livrar o praticante das recordações do passado que poluem a mente e envenenam o coração repetidas vezes, alimentando a mágoa e gerando doenças. Dentre os efeitos estão a alma livre para emanar boas energias e a tão desejada paz interior.

Por meio das frases “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado”, o Ho’oponopono de Identidade Própria pode curar relacionamentos e resolver relações conturbadas na sua vida.

1 – HO’OPONOPONO É UMA PRÁTICA RELIGIOSA?

O Ho’oponopono é uma técnica simples e eficiente no que diz respeito a relacionamentos, e não uma prática religiosa. A proposta é assumir responsabilidade diante dos acontecimentos de nossa vida e repetir as frases: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado”. Este mantra está diretamente relacionado a valores como compaixão, humildade, amor, gratidão.

O objetivo é ajudar você a entender que seus problemas são memórias que se repetem no seu subconsciente. Sendo assim, as dificuldades que possui não têm nada a ver com uma pessoa, lugar ou situação. Tudo que lhe incomoda é de sua inteira responsabilidade, só você pode mudar. Ao vivenciar conflitos repetidos, de memórias reencenadas, você pode permanecer envolvido com elas ou escolher fazer diferente.

Abaixo uma entrevista com Regina Restelli (terapeuta holística e ativista quântica).

2 – É PRECISO REPETIR O MANTRA QUANTAS VEZES?

As frases podem ser usadas na sequência que você quiser e quantas vezes desejar. Se sentir que uma única vez é o suficiente, acredite, é o que você precisa. Eu já vi conquistas quase imediatas com clientes minhas que fizeram apenas uma única vez o Ho’oponopono.

3 – O HO’OPONOPONO SÓ FUNCIONA SE EU FALAR O MANTRA EM VOZ ALTA?

A técnica funciona se falarmos as frases em voz alta ou mentalmente, não importa.

4 – OS RESULTADOS DEMORAM MUITO A APARECER?

Percebo, com o passar dos anos, que os resultados dependem da determinação / verdade com que recitamos as frases. Outro ponto importante é tentar se libertar completamente das expectativas em relação à rapidez que os efeitos aparecerão na sua vida. E lembre-se sempre: a conquista do “milagre” proposto pela técnica está diretamente relacionada ao desapego, amor, aceitação, verdade e gratidão.

5 – HO’OPONOPONO EXIGE UM RITUAL PARA SER FEITO?

Não é necessário nenhum tipo de ritual para praticarmos a técnica.

6 – PRECISO REPETIR O MANTRA PERTO DA PESSOA COM A QUAL TENHO PROBLEMAS?

Podemos estar perto, olhando para a pessoa, ou distante dela – mesmo em outro país. Devemos fazer a repetição das frases – em voz alta ou mentalmente – sempre que constatarmos algo desagradável em nossas vidas. O principal é assumir que se algum relacionamento conflituoso está em sua vida, a situação é de sua responsabilidade. Afinal, você só reconhece aquilo que conhece. E se algo está incomodando, é porque conhece aquilo, está no seu inconsciente ou mesmo no seu consciente.

7 – POSSO FAZER HO’OPONOPONO PARA QUEM NÃO CONHEÇO?

Podemos e devemos recitar as frases de autorresponsabilidade e autocura para tudo e todos.

Por exemplo, se estou assistindo o telejornal e vejo uma notícia ruim que me emociona ou incomoda, aproveito para falar ou mentalizar o mantra em relação àquela situação. Se meu desejo é viver em paz, aproveito todas as oportunidades para purificar em mim as possíveis crenças em meu inconsciente que fazem com que me identifique com aquela notícia.

Vamos lembrar que as situações que trazem emoções fortes, principalmente, são sinais de identificação. Ou seja, há algo dentro de você que encontra algum tipo de reconhecimento com o que está sendo mostrado. Portanto, você tem toda a condição de integrar essas situações ou emoções por meio de seu perdão e amor.

Reflita e pratique! Um mundo mais amoroso começa a se tornar realidade através do seu comprometimento com o amor. A paz começa dentro de você!

Na foto acima as palavras em havaiano “Aloha” e “Malama ke kai”.

Abaixo a oração completa e original:

Ho’oponopono
Morrnah Namalaku Simeona

Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.

Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nos pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ. E assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.

SINTO MUITO, TE AMO.

Minha contribuição para a cura da Terra:

Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…

Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o inicio de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha,  então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…

Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.

Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.

Te agradeço por estar aqui para mim…

E TE AMO por ser quem você é.

 

Compartilhar é lindo!

Olá, meu nome é Sathya. Aqui é onde compartilho um pouco sobre minhas paixões, ensinamentos e inspirações. Espero que gostem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido por direitos autorais. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor do site.